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19 Abordagem Articular: Empreendedorismo e a Capacitação Profissional (Estomatologia) Editar |

Suzie Aparecida de Lacerda E-mailCurrículo Lattes  – Informações Adicionais 


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LACERDA, S. A. Abordagem Articular: Empreendedorismo e a Capacitação Profissional (Estomatologia). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, setembro, 2011, ISSN 2448-1181


Abordagem Articular é foco do  Empreendedorismo e a Capacitação Profissional (Estomatologia).

Empreendedorismo e a Capacitação Profissional (Estomatologia) estimula a a participação efetiva contribuindo com as pesquisa na área da Saúde Bucal com ações educacionais junto ao Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (CAEDO) da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP).

Neste século XXI de inovação educacional a ação de “Educar” é contínua objetivando “Ensinar com Atividades Clínicas”. As ações docentes contribui para a Gestão Educadora que estimula as competências educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (Odontologia – Estomatologia) com ações no diálogo profissional (aluno futuro profissional da área da saúde)

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS
1. LACERDA, S. A. et al. Intraosseous schwannoma of mandibular symphysis: case report. Braz. Dent. J. 17(3): 255-258, 2006. [PDF]
2. LACERDA, S. A. et al. Bone quaility associated with daily intake of coffee: a biochemical, radiographhistometrcic and study. Braz. Dent. J., 21(3):199-204, 2010. [PDF]
3. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.;  PARDINI.L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
4. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (CAEDO). Responsável até a presente data: Profa. Dra Suzie Aparecida de Lacerda . Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)


Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Reformulado 2/1/2011 – Publicado 5/5/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia