Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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22 Abordagem Articular: Acolhimento do Educando (Odontologia – Pesquisa Significava)

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes  – Informações Adicionais


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PARDINI. L.C.  Abordagem Articular: Acolhimento do Educando (Odontologia – Pesquisa Significava. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 2, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181



Abordagem Articular estimula o Acolhimento do Educando (Área da Saúde: Odontologia) com foco na Pesquisa Significativa associada com o Projeto Político Pedagógico (PPP).

Neste século XX as informações educacionais amplamente estabelecidos por pesquisadores [3,4] devem inserir contribuições facilitadoras educacionais de “Livre Acesso”.

Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia) está em constante sintonia com as interações do Ensino e Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados no Projeto Político Pedagógico, explicitados, principalmente, no foco do Planejamento Estratégico: Missão, Valor, Visão.

Ação Educacional Educação, na área da Saúde (Odontologia) é renovável e continua. Realizada mediante as intervenções ativas e efetivas da Comunidade (Dirigente Institucional, Funcionário, Docente, Discente ) com as participações das ações diagnósticas dos usuários: Egressos (Público Alvo: Formandos)  e Paciente.

 A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos VirtuaisMEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico:

  • Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido  / Ensino Semipresencial (ESp),
  • Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos), Portifólio
  • Mídias Digitais: CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
  • Seminário, Simpósio, Palestra, Debate.
  • Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação), 
  • Portfólio  Online (Caso Clínico)
  • Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
  • Atualização, Aprimoramento
  • Jogos Educativos

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional. em Odontologia. Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência co foco no Educador, e Educando estimulando o Ensino e o Aprendizagem com a correta Motivação com foco nas Diretrizes Educacionais[1,2] e nas Doenças [3,4,5].


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1996, p: 27833. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081. 24/8/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/8/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.;  PARDINI.L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina  (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos  Pardini.


Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Reformulado 2/1/2011 – Publicado 5/5/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia