Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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04 Abordagem Clínica: Ações Diferenciadas (Diagnóstico Diferencial – Semiologia)

♦  Amadeu Rodrigues da Silva Júnior – E-mail  Currículo Lattes 
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


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SILVA JUNIOR, A. R.; PARDINI, L.C. Abordagem Clínica: Ações Diferenciadas (Diagnóstico Diferencial – Semiologia). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, abril, 2012, ISSN 2448-1181


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª  ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5ª  ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


  Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO e Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável (Até a presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini. Pesquisador Colaborador: Prof. Dr. Amadeu Rodrigues da Silva Júnior


Recebido:  22/3/2012  –  Publicado:  1/4/2012  –  Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181