Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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06 Abordagem Clínica: Contextualização Profissional (Cirurgião-Dentista)

♦  Amadeu Rodrigues da Silva Júnior – E-mail  Currículo Lattes 
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


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SILVA JUNIOR, A. R.; PARDINI, L.C. Abordagem Clínica: Contextualização Profissional (Cirurgião-Dentista). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 3, (Série A): página 1, abril, 2013, ISSN 2448-1183


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1.  Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico.Portaria nº 453. Brasília: Diário oficial da União; 1998. [LINK]
2 Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Resolução CNEN nº. 130/2012. Requisitos necessários para a segurança e a proteção radiológica em Serviços de Radioterapia. Brasília: Diário Oficial da União; 2012. [LINK]
3. CAMPOS, A. A.; PIRES-DE-SOUZA, F. C.P.; GUGELMIN, M. C. M. S.; OLIVEIRA, L. M.; PARDINI, L. C.; CASAGRANDE, L. D. R.. Currículos de graduación en Odontología: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, Argentina, 4 (13): 170-173, 1998.
4. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P.i; PARDINI, L.C; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade?. Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005.


  Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO e Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini. Pesquisador Colaborador: Prof. Dr. Amadeu Rodrigues da Silva Júnior


Recebido:  6/6/2012 – Publicado:  13/6/2012- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181