Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

02 Abordagem Clínica: A Interdisciplinaridade em Odontologia (Estomatologia e Saúde Coletiva)

♦ Janete Cinira Bregagnolo –  EmailCurrículo Lattes 
♦ Luiz Carlos Pardini –  EmailUSP]  –  Curriculo Lattes    


página 1

BREGAGNOLO, J.C.; PARDINI, L.C. Abordagem Clínica: A Interdisciplinaridade em Odontologia (Estomatologia e Saúde Coletiva). Encicl. Bras. Teleodontol., volume 2 (Série A): página 1, fevereiro, 2012.- ISSN 2448-1181


Abordagem Clínica com ações promotoras da  Saúde Bucal em Equipe com as intermediações dos docentes com foco na Interdisciplinaridade contribui para ampliar as missão da Odontologia com empenho da  Estomatologia e da Saúde Coletiva

A Interdisciplinaridade em Odontologia nas área de Estomatologia e de Saúde Coletiva é fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos objetivando a manutenção e melhoria das condições de Saúde  Bucal..

Atualmente, neste século XXI, o desenvolvimento técnico e científico contribui para a inovação na área da Saúde Bucal, visando a correta e eficaz Higiene Bucal (BRAZIL, 2001).

A Escova Dental é um dos instrumentos necessário para a manutenção da Higiene Oral, com destaque efetiva e correta “Higiene Bucal”para a manutenção da saúde da cavidade bucal, foi desenvolvida e patenteada a Escova Dental denominada “Escova USP / CIENTÍFICA” (BINGELLI, 1991).

Escova Dental (Higiene Bucal (Pesquisa): Escova Dental – USP/ CIENTÍFICAé um dos instrumento desenvolvido com a finalidade de “limpar” (Higienizar) a Cavidade Bucal. Neste século XXI com os avanços Tecnológicos e Científicos há necessidade de constante atualizações dos conhecimentos sobre a a Escova Dental. A “Escova USP / CIENTÍFICA” não possui emendas, e desta forma não acumulam os resíduos: alimentares, dentifrício (Pasta de Dente) e bactérias (BIGNELLI, 1991).

Pesquisa demonstrou as características da “Escova USP / CIENTÍFICA” em relação ao seu formato. Por não possuir emendas faz desta escova um instrumento de higiene oral inédito, assumindo extrema importância sobre a contaminação de escovas com microrganismos produtores de doenças infecto – contagiosas.

Portanto, Escova USP / CIENTÍFICA apresenta característica nova em todas as suas partes, desde o Cabo até o perfil do conjunto de “Hastilhas”, visando dar à mesma, condições de funcionalidade, higienização, leveza e segurança, tanto no seu manuseio como em relação à integridade dos dentes e das gengivas.

O Cabo da Escova USP / CIENTÍFICA é sextavado facilitando o movimento rotatório das Técnicas de Escovação. O colo é flexível, amortecendo as forças produzidas durante a escovação, evitando o desgaste dos dentes e retrações gengivais. As “Hastilhas” que são as substitutas das Cerdas, são macias e flexíveis, penetram entre os Dentes e no Sulco Gengival retirando a Placa Bacteriana.

Cumpre enfatizar que, a atualização profissional periódica do Cirurgião-Dentista contribui para a Higiene Bucal (Higiene Oral) pois compete orientar e incentivar o correto emprego da Técnica de Escovação associado com o manuseio correto dos materiais odontológicos (Fio Dental, Colutório Bucal, Dentifrício e Evidenciador de Biofilme) com ênfase na “Arte de Transmitir os Conhecimentos” para o paciente e familiares.


REFERÊNCIAS
1.BREGAGNOLO, J; PAGNANO, V.O.; PARDINI, L.C; SANTI, L.N. Dilantin hyperplasia prevention: a case report.. Stoma, 14(73):17-20, 2004. [impresso].  
2 REGAGNOLO, J.C. Estudo comparativo da eficiência na remoção de placa por uma escova desenvolvida na FORP/USP e uma escova de seguimento premium, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. da Universidade de São Paulo Mestrado. Programa de Pós – Graduação em Reabilitação Ora em Reabilitação Oral, 1996. [Orientador: Luiz Guilherme Brentgani].
3. BREGAGNOLO, J. C. Inflamação Gengival: Eficiência da Escova Dental USP / Científica – Motivação, Doutorado, Programa de Pós – Graduação em Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, 2001. [Orientador: Luiz Carlos Pardini]
4. BREGAGNOLO, J.C.; PARDINI, L.C. Dental Hygiene – Motivation. Stoma, Lisboa, Portugal, 14(65): 26-33, 2002.

Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (NUPISColetiva – Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável (Até presente data): Profa. Dra. Janete Cinira Bregagnolo e Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO e Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável (Até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini 


Recebido: 30/1/2012 – Publicado: 1/2/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181