Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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01 Abordagem Clínica: Abordagem Profissional (Cirurgião-Dentista) no Século XXI

Marisa Semprini – {E-mailUSP] Currículo Lattes
Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


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SEMPRINI, M., PARDINI, L.C. Abordagem Clínica: A Abordagem Profissional (Cirurgião-Dentista) no Século XXI. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, janeiro, 2012, ISSN 2448-1181


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por renomados Educadores [1,2,3,4].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. TAMBURUS, J.R; PARDINI,L.C. Avaliação da atividade redutora de duas soluções processadoras para filmes radiográficos odontológicos. Rev Bras Odontol, Rio de Janeiro, 49(4):26-32, jul./ago. 1992. [Impresso]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª. ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


Recebido:  19/12/2011 –  Publicado: 01/01/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181