Abordagem Articular: Estomatologia
♦ Suzie Aparecida de Lacerda – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionaisPublicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2011 / 1ª Atividade Educativa Online / página 6
♦ LACERDA. S.A. Abordagem Articular: Estomatologia (Semiologia, Radiologia e Patologia Bucal) Multiplicidade de Conhecimentos . Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 5, maio, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181
Abordagem Articular deve Interação Virtual (Incorporar e Agregar) Conhecimento Virtuais em Polo Educacional com destaque para as Mídias Interativas Educacionais.Neste século XXI, a Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Aprendizagem Colaborativa [1,2,3,4]. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .. Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programas de Pós-Graduação (PgPG): Programa de Odontopediatria (Pg:Odontopediatria) / Área de Concentração (58135) / Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Código 8035743 – 05/05/2000 até é a presente data: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini – Docente Responsável): Conteúdo Programático ( Fórum de Discussão em Sala de Aula).
Recebido: 3/4/2011 – Parecerista: 3/4/2011 – Reformulado: 4/4/2011 – Publicado: 5/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia