Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Abordagem Profissional: A Escolha da Carreira – Docência (Ensino Superior)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2018 / Série A8ª Atividade Online
Tema: Publicação Publicação Significativa: Livre Acesso – Dispertai!
Eixo Educacional: Divulgação Online – “Como Divulgar meu Trabalho de Pesquisa”


Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes Informações adicionais



página 6

PARDINI,L.C. Abordagem Profissional: A Escolha da Carreira – Docência (Ensino Superior). Encicl. Bras. Teleodontol., 8(Série A):6, abriL, 2018. ISSN 2448-1181. Suplemento.


Abordagem Profissional com destaque para: A Escolha da Carreira: Docência (Ensino Superior).

Neste século de inovações tecnológicas e as descobertas científicas a atuação profissional do Docente (Ensino Superior é preponderante a atualização educacional. [1,2,3,4].

A Arte de Educar Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia.

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC).

Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. PERUCHI, C.M.S.; SILVA, E.B.; PARDINI, L. C.; BORSATTO, M.C.; ARAÚJO, L.A.P. Análise radiográfica da incidência de fragmentos radiculares de dentes decíduos retidos em pacientes jovens: etiologia e conduta. Revista de Odontologia do Brasil Central, 9(28): 51-54, 2000. [LINK].
4. WATANABE, P. C. A.; CAMARGO A.J; PARDINI, L. C. Radiographic Density and Contrast of Images of Individual Films from Double Film Packets. Cosmetology & Oro Facial Surgery, 2 1-5, 2016. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135). Disciplina (8035743Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data). Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos.


Recebido 5/03/2018 – Parecerista 9/03/2018 – Reformulado 19/03/2018 – Publicado 03/04/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia