Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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Abordagem Profissional: A Leitura e Aplicação do Conhecimento

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Características Educacionais (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional (Ensino e Aprendizado)


Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] Currículo LattesInformações Adicionais



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PARDINI, L.C. Abordagem Profissional: A Leitura e Aplicação do Conhecimento. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Proposta Pedagógica Educacional (Universidade) estimula a atitude, habilidade, conduta, procedimento em Gestão Educadora efetiva estimulando os processo educacionais que despertam e incentivam a a participação consciente do Educando.

Neste século XXI as iniciativas educacionais estimulam a elaboração e manutenção do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem, no Ensino Superior, com amplo diálogo (presencial e/ou virtual).

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia.

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC).

Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência.


REFERÊNCIAS

1. HAYASHI, M.M.; ISSA,J.P.M.;TIOSSI,R.; PARDINI, L.C.; WATANABE, P.CA. Evaluation of the use of film holders by undergraduation students. International Journal of Odontostomatology (Print), v. 1, p. 109-114, 2007. [Print]
2. ISSA, J.P.M.; PARDINI, L.C.; WATANABE, P.C.A.. Estudo da avaliação clínica e radiográfica do processo estilóide alongado (Síndrome de Eagle?). Revista da ABRO, Revista da ABRO, 3(2):71-76, 2002.. [Impresso].
3.WATANABE, P.C.A.; ISSA, J.P.M.; PARDINI, L.C.; MONTEIRO,S.A.C.; CATISE, A.B.C.E.A. Singular method to compare dental radiographic films used to study maxillofacial structures. International Journal of Morphology 25(3):573-578, 2007. [LINK].
4. WATANABE, P.C.A.; CAMARGO, A.J. ; PARDINI, L. C. Radiographic Density and Contrast of Images of Individual Films from Double Film Packets. Cosmetology & Oro Facial Surgery, 2:1-5, 2016. [LINK]
5.WATANABE,P.C; PARDINI, L.C. Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM). Revista de Graduação USP, 2(3): 63-74,2017. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.