Abordagem Profissional: A Leitura e Aplicação do Conhecimento
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F – 1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Características Educacionais (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional (Ensino e Aprendizado)
◊ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicionais
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PARDINI, L.C. Abordagem Profissional: A Leitura e Aplicação do Conhecimento. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Proposta Pedagógica Educacional (Universidade) estimula a atitude, habilidade, conduta, procedimento em Gestão Educadora efetiva estimulando os processo educacionais que despertam e incentivam a a participação consciente do Educando.
Neste século XXI as iniciativas educacionais estimulam a elaboração e manutenção do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem, no Ensino Superior, com amplo diálogo (presencial e/ou virtual).
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia.
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC).
Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência.
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.