15 Laboratório (Reduto Acadêmico): Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Prática Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual
Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 2
PARDINI, L.C. Laboratório (Reduto Acadêmico): Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie L): página 2, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Laboratório (Reduto Acadêmico) contribui para a Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas) para as ações pedagógicas visando referencial de Educação (Ensino e Aprendizagem) com Abordagem Articular (Divulgação Científica) entre Instituição, Docente e Discente com da Proposta Político Pedagógica. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [2,3].
Neste século XXI é fundamental a Educação Participativa e a Gestão Educadora efetiva que estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior.
Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplina : Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000). Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (1995-2000). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Disciplina (803 5743) Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Luiz Carlos Pardini 05/05/2000 até presente data)
Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir