Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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15 Laboratório (Reduto Acadêmico): Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Prática Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anua


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais


  página 2

PARDINI, L.C. Laboratório (Reduto Acadêmico): Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie L): página 2, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Laboratório (Reduto Acadêmico) contribui para a Prática Educativa (Multicentros de Pesquisas) para as ações pedagógicas visando referencial de Educação (Ensino e Aprendizagem) com Abordagem Articular (Divulgação Científica) entre Instituição, Docente e Discente com da Proposta Político PedagógicaArte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [2,3].

Neste século XXI é fundamental a Educação Participativa e a Gestão Educadora efetiva que estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior.

Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
3. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 25ª Edição, 2002
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplina : Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000). Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (1995-2000). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino  (PAE): Disciplina (803 5743) Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Luiz Carlos Pardini 05/05/2000 até presente data)


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia