01 LACIRO (Relator /Assessor): Participação Colaborativa em Entidade de Fomento
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
8ª Prática Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual
Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 3
PARDINI, L.C. LACIRO: LACIRO (Relator /Assessoria): Participação Colaborativa em Entidade de Fomento . Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Serie L): página 4, abril, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (LACIRO / FORP / USP) sob a supervisão e orientação do docente LUIZ CARLOS PARDINI desde a sua criação tem contribuído com as atividades relacionadas a Educação Superior auxiliando as áreas de fomentos com analise e pareceres em Projetos de Pesquisa com destaque para:
- Ministério da Educação (E-mec): Relator Técnico
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES): Consultor
- Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santos (FAPES): Relator
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): Relator
- Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE): Relator
- Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – Fundação Araucária (FAPPR – Relator)
Neste século XXI o Educando (Aluno / Aprendiz) constantemente está imerso na “Educação Bancária” sem a efetiva atuação na Educação Participativa e a Gestão Educadora que estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior.
Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP). Laboratório de Análise Controle da Imagem Odontológica (Site: LACIRO / Diretório de Grupo: LACIRO) Responsável: Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 1/3/2018 – Parecerista: 1/4/2018 – Reformulado: 2/4/2018 – Publicado: 2/4/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir