Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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5 LACIRO e LaAbio (Artigo Completo): Prática Educativa) – Divulgação do Saber

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Prática Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais


página 3

PARDINI, L.C. LACIRO e LaAbio (Artigo Completo): Prática Educativa) – Divulgação do Saber. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie L): página 12, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (Site: LACIRO – CNPq Diretório de Grupo: LACIRO / 1993) e Laboratório de Análise de Biomateriais (Site: LaABio – CNPq Diretório de Grupo: LaABio / 2005) estimulam as ações educativas na Área da Saúde (FORP / USP) com intervenções  que ampliam os conhecimentos técnicos e científicos com pesquisas (Laboratorial e/ou Clínicas).

O Educando (Aluno / Aprendiz) constantemente está imerso na “Educação Bancária” sem a efetiva atuação na Educação Participativa e a Gestão Educadora que estimulam ações educacionais (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (FREIRE,2001)

No períodos de 2009 a 20014 (Equipes: LACIRO e LaABio) estimularam o exercício de “Pratica Educativa” pesquisa e a publicação sod resultados e periódicos científicos (nacionais e internacionais)              (RESUMOS).

Neste século XXI a Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas exclusivamente no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” (Professor – Centro e Fulcro)..

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. CAMPOS, A. A.; PANZERI, F. ; SOUZA, E. A.; GUGELMIN, M.C.M.; OLIVEIRA, L.M.; PARDINI, L.C; CASAGRANDE, L.D.R. Currículos de graduación em Odontologia: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, 4(13), 1998. [Impresso]
2. FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
3. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; PARDINI, L.C.; SCHNEIDER, J.F. Descripción de algunas prácticas docentes de profesores universitarios del área de salud. In: Pedagogia 97 – Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana, Cuba. Resumenes, p. 207, 1997. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplina (803 5743): Metodologia do Ensino Superior (Responsável: Luiz Carlos Pardini). Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia