08. Cimento Resinoso (Estabilidade de Cor): Fixação de Restauração de Cerâmica
♦ Francisca Daniele Jardilino Silame – Currículo Lattes – ♦ Heitor Panzeri – Currículo Lattes –página 3
SILAMINE, F.D.J; PANZERI, H. Cimento Resinoso (Estabilidade de Cor): Fixação de Restauração de Cerâmica. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 4 (Série L): página 8, janeiro, 2014. ISSN 2448-1181.
SILAME (2013) no Programa de Pós-Graduação (USP / FORP / Reabilitação Oral (Produção Científica – Tese e Dissertação) avaliou a estabilidade de cor de cimentos resinosos para fixação de restaurações cerâmicas em diferentes espessuras submetidas ao envelhecimento artificial acelerado (EAA). Foram utilizados 60 molares humanos hígidos, cujas porções radiculares foram incluídas em matriz de PVC (15 mm de diâmetro) com resina acrílica e as faces oclusais foram planificadas, 30 em esmalte e 30 até dentina, sendo que 10 dentes de cada substrato foram considerados gruposcontrole para os dentes restaurados. Foram obtidos 40 corpos de prova em cerâmica (IPS e-max Ceram, Ivoclar Vivadent), com 0,5 mm e 1,0 mm, que foram separados aleatoriamente em dois grupos (n=10) segundo o tipo de cimento resinoso dual utilizado para fixação: convencional (Variolink II, Ivoclar/Vivadent) ou auto-adesivo (Rely-X Unicem, 3M ESPE). Além desses, foram obtidos 10 corpos de prova de cada cimento resinoso (0,5mm), considerado grupo-controle para os materiais. Todas as amostras foram mantidas em estufa a 37ºC por 24h, após o qual foram realizadas as leituras de cor iniciais (Vita EasyShade, VITA). Em seguida, foram submetidas ao EAA por 580 horas, após o qual novas leituras de cor foram realizadas. Foi avaliada estabilidade de cor e a luminosidade. Os dados de estabilidade de cor (ΔE) e luminosidade (ΔL) obtidos foram submetidos a análise estatística (2-way ANOVA, Bonferroni, p<0,05) e a comparação dos materiais com os grupos controles foi realizada utilizando 1-way ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). O cimento dual convencional apresentou maior alteração de cor e luminosidade quando sob a restauração de 0,5mm, diferente estatisticamente (p0,05) quando comparados os materiais. Quando analisadas a estabilidade de cor e luminosidade dos grupos com restaurações em relação aos grupos-controle, verificou-se que ambos os cimentos apresentaram maiores alterações, diferente estatisticamente (p0,05).
SILAME (2013) concluiu que quanto menor a espessura da restauração, maior a alteração de cor e de luminosidade do cimento dual convencional. As alterações do cimento autoadesivo não dependem da espessura da restauração.
REFERÊNCIAS
Imprimir