02 Laboratório (Prática Educativa): LACIRO (Apresentação SBPqO – 2013): Aprendizagem
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
4ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual
♦ Valéria Oliveira Pagnano – E-mail – Currículo Lattes – Informações Adicionais ♦ Luiz Carlos Pardini – E-mailUSP – Currículo Lattes – Informações Adicionais
página 5
PAGNANO, V.O., PARDINI, L.C. aboratório (Prática Educativa): LACIRO (Apresentação SBPqO – 2013): Aprendizagem. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 4 (Fascículo L): página 5, abril, 2014. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Prática Docente (Área da Saúde) tem como missão ampliar as ações educacionais compartilhando os Processos Pedagógicas (Ensino e Aprendizagem) nas interações entre Docente (Educador) e Discente (Educando), e paralelamente, com apoio da Proposta Político Pedagógica (Instituição / Curso) como foco na participação efetiva do Educando na área da saúde (Ministéio da Educação ( MEC). .
ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica, entretanto a Educação Superior é multifatorial (Ensino, Pesquisa e Extensão). A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP / USP), em conformidade com as propostas educacionais dos Departamentos, contribui para a inserção do educacional (futuro profissional da Área da Saúde: Odontologia) em atividades que ampliam os conhecimentos (Técnicos e Científicos) e direcionam para o aprimoramento profissional com embasamento nas atividades de Prática Educativa.
LACIRO (FORP / USP) realiza a Prática Educativa com a apresentação dos conteúdos científicos desenvolvidos pelos Educando com a supervisão dos Educadores em Eventos Científicos (Nacionais e Internacionais).
LACIRO (Equipe: Docentes e Discentes) apresentou na 30ª Reunião Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO – 2013 – RESUMOS) pesquisas interdisciplinares (Prática Educativa: Radiologia e Materiais Dentários) com apresentação na “Seção de Painéis” (Cartazes): AZAMBUJA et al (2013), FELIPUCCI et al (2013), DIAS et al(2013), FELIPUCCI et al (2013). (RESUMOS).
Neste século XXI o Educando (Aluno / Aprendiz) constantemente está imerso na “Educação Bancária” sem a efetiva atuação na Educação Participativa e a Gestão Educadora que estimulam o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem no Ensino Superior, entretanto a orientação para a Pratica Educativa é de extrema relevância.
Recebido: 2/1/2014 – Parecerista: 2/1/2014 – Reformulado: 3/1/2014 – Publicado: 4/1/2014 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir