Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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02 Laboratório (Prática Educativa): LACIRO (Apresentação SBPqO – 2013): Aprendizagem

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
4ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual


Valéria Oliveira Pagnano  – E-mailCurrículo Lattes – Informações Adicionais
Luiz Carlos Pardini – E-mailUSP  Currículo Lattes  – Informações Adicionais


página 5

PAGNANO, V.O., PARDINI, L.C. aboratório (Prática Educativa): LACIRO (Apresentação SBPqO – 2013): Aprendizagem. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 4 (Fascículo L): página 5, abril, 2014. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Prática Docente (Área da Saúde) tem como missão ampliar as ações educacionais compartilhando os Processos Pedagógicas  (Ensino e Aprendizagem) nas interações entre  Docente (Educador)  e Discente (Educando), e paralelamente, com apoio  da Proposta Político Pedagógica (Instituição / Curso) como foco na participação efetiva do Educando na área da saúde (Ministéio da Educação ( MEC). .

ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica, entretanto a Educação Superior é multifatorial (Ensino, Pesquisa e Extensão). A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP / USP), em conformidade com as propostas educacionais dos Departamentos,  contribui para a inserção do educacional (futuro profissional da Área da Saúde: Odontologia) em atividades que ampliam os conhecimentos (Técnicos e Científicos) e direcionam para o aprimoramento profissional com embasamento nas atividades de Prática Educativa.

LACIRO   (FORP / USP) realiza a Prática Educativa com a apresentação dos conteúdos científicos desenvolvidos pelos Educando com a supervisão dos Educadores em Eventos Científicos (Nacionais e Internacionais).

LACIRO  (Equipe: Docentes e Discentes) apresentou na 30ª Reunião  Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO – 2013 – RESUMOS) pesquisas interdisciplinares (Prática Educativa: Radiologia e Materiais Dentários) com apresentação na “Seção de  Painéis” (Cartazes):  AZAMBUJA et al (2013), FELIPUCCI et al (2013),  DIAS et al(2013), FELIPUCCI et al (2013). (RESUMOS).

Neste século XXI o Educando (Aluno / Aprendiz) constantemente está imerso na “Educação Bancária” sem a efetiva atuação na Educação Participativa e a Gestão Educadora que estimulam o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem no Ensino Superior, entretanto a orientação para a Pratica Educativa é de extrema relevância. 


REFERÊNCIAS
1. ALVES, L.M.N, CRIZÓSTOMO, L.C., FELIPUCCI, D,N,B, PAGNANO, V.O., BEZZON, O.L., PARDINI,L.C.Desenvolvimento de metodologia para avaliação radiográfica de tiras metálicas para o ensaio de flexão de 3 ponto. Braz Oral Res., 27 (Suppl. 1): 327, 2013 [PNe222: LINK]
2. AZAMBUJA, K.A,  CRIZÓSTOMO, L.C, ALVES, L.M.N, FELIPUCCI, D.N.B, PAGNANO, PARDINI, LC. Imagenologia Odontológica: Telediagnóstico (EaD), a Interdisciplinaridade e a Contextualização em Prótese. Braz Oral Res., 27 (Suppl. 1): 124, 2013 [PId107: LINK]
3. DIAS, A.P., PAGNANO, V.O., ALVES, L.M.N, FELIPUCCI, D.N.B, CRIZÓSTOMO, L.C., BEZZON,O.L, PARDINI, L.C. Metodologia para avaliação radiográfica de hastes de diferentes ligas metálicas. Braz Oral Res., 27 (Suppl. 1): 358, 2013 [PNf206: LINK]
4. FELIPUCCI, D.N.B, ALVES, L.M.N, CRIZÓSTOMO L.C, PAGNANO, V.O, BEZZON,O.L., PARDINI, LC. Radiologia e Materiais Dentários: Modelo de Ensino-Aprendizado (Ensino Baseado em Problemas – PBL). Braz Oral Res., 27  (Suppl. 1):124, 2013. [PE013: LINK]
5. ROZENDO, C.A., CASAGRANDE, L.D.R., SCHNEIDER, J.F., PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Recebido: 2/1/2014 – Parecerista: 2/1/2014 – Reformulado: 3/1/2014 – Publicado: 4/1/2014 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia