Laciro
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
4ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Valéria Pagnao Fernanda de Carvalho Panzeri Pires-de-Souza – Email – Currículo Lattes – Informações Adicionais
Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 5
PIRES-DE-SOUZA, F.C.P., PARDINI, L.C. Laboratório (Prática Educativa): LACIRO e LaAbio (Apresentação SBPqO – 2003). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 5, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular aliada a Prática Docente (Área da Saúde) ampliando e Compartilhando Ações necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC), Docente e Discente e, paralelamente, com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica
Neste século XXI o Educando (Aluno / Aprendiz) constantemente está imerso na “Educação Bancária” sem a efetiva atuação na Educação Participativa e a Gestão Educadora que estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior no Evento Científico da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) com a publicação nos Anais Científicos (RESUMOS):
- Alves LMN*, Crizóstomo LC, Felipucci DNB, Pagnano VO, Bezzon OL, Pardini LC Desenvolvimento de metodologia para avaliação radiográfica de tiras metálicas para o ensaio de flexão de 3 ponto. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 17, p. 52-52, 2003.[LINK
- Natália L ; TIRAPELLI, Camila ; PIRES-DE-SOUZA, Fernanda de Carvalho Panzeri ; PANZERI, Heitor ; PARDINI, Luiz Carlos . Material restaurador estético: avaliação da radiopacidade em função do kVp e tempo de exposição nominal. ]
Destacou que os raios X utilizados em Odontologia para auxiliar o diagnóstico de inúmeras patologias da cavidade bucal. Na graduação o aluno, após receber as considerações teóricas relacionadas a execução da técnica radiográfica periapical, pelo método da bissetriz, aplica estes conhecimentos radiografando as arcadas dentais do paciente ou do próprio colega de turma. Tem sido verificado grande quantidade de erros radiográficos associados com a incorreta execução da técnica, tais como alongamento, encurtamento e apinhamento dental.
Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO et al (1999) que identificaram e caracterizaram as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas.
ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica.
Surge o questionamento: Será que até hoje (até a presente data) ainda o Ensino Superior (Área da Saúde) permanece a “Educação Bancária“? (Fórum de Discussão: Sala de Aula)*
Os recém-contratados para o ensino superior tem seu foco centrado quase que exclusivamente na sua área de atuação (Especialização, Atualização, Mestrado e Doutorado) ao iniciar a “Carreira Acadêmica”.
Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico.
Recebido: 2/1/2011 – Parecerista: 2/1/2011 – Reformulado: 3/1/2011 – Publicado: 4/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
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