Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

05 LACIRO (Prática Educativa): SBPqO – 2004 (Pesquisa Ensino).

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Prática Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo L e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais


página 3

PARDINI, L.C. Laboratório (Prática Educativa): LACIRO (Apresentação SBPqO – 2004) – Pesquisa Ensino. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie L): página 12, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica (Site: LACIRO e Diretório de Grupo: LACIRO) iniciou as atividades em 1994, na Faculdade de Odontologia e Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) sob a responsabilidade do Prof. Dr. LUIZ CARLOS PARDINI tendo como meta a inserção em atividades com ênfase em Prática Educativa.[1,2,3,4]

No ano de 2004, a Equipe (Recursos Humanos) do LACIRO esteve presente no Evento Científico da Sociedade Basileia de Pesquisa Odontológica (21ª Reunião Anual do SBPQO) com apresentação de Painel (Categoria: Pesquisa  Ensino) relacionado com a Linha de Pesquisa: “EDUCAÇÃO em ODONTOLOGIA: Ensino e Aprendizado.

  •   ISPER, M. A.; PARDINI, L. C.; PAULINO, S. M.; ISSA, J. P. M.; MIANI, P. K. Filme radiográfico: abordagem pedagógica construtivista no ensino – aprendizado da biossegurança. Braz Oral Res., 18 (Suppl. 1): 37, 2004 [PE038: LINK].
  • BOTTÓS, G. N.; CARRASCO, L. D.; BARROSO, J. M.; LESSA, F. C. R.; FRÖNER, I. C.; PARDINI, L.C. Avaliação da habilidade de execução da técnica radiográfica na clínica de Endodontia no curso de graduação. Braz Oral Res., 18 (Suppl. 1): 37, 2004 [PE039: LINK].

 

Neste século XXI a Abordagem Articular é fundamental para a atuação na Prática Educativa, sendo que o Laboratório com atuação de Equipe Multidisciplinar (Docente, Discente e Pesquisador) ampliando os conhecimentos na EDUCAÇÃO em ODONTOLOGIA: Ensino e Aprendizado.


REFERÊNCIAS
1. CAMPOS, A. A.; PANZERI, F. ; SOUZA, E. A.; GUGELMIN, M.C.M.; OLIVEIRA, L.M.; PARDINI, L.C; CASAGRANDE, L.D.R. Currículos de graduación em Odontologia: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, 4(13), 1998. [Impresso]
2. FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados 15(42), 2001 [PDF]
3. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; PARDINI, L.C.; SCHNEIDER, J.F. Descripción de algunas prácticas docentes de profesores universitarios del área de salud. In: Pedagogia 97 – Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana, Cuba. Resumenes, p. 207, 1997. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplina (803 5743): Metodologia do Ensino Superior (Responsável: Luiz Carlos Pardini). Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia