02 Abordagem Compartilhada: Atitude Facilitadora – Motivação (Ensino e Pesquisa)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
◊ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
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PARDINI, L.C. Abordagem Compartilhada: A Interatividade nas Práticas Docentes. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 2, janeiro, 2013. ISSN 2448-1181.
Abordagem Compartilhada tem como Meta Pedagógica a Atitude Facilitadora: Motivação.
Motivação inserida no Ensino e na Pesquisa associados com a amplta Interatividade nas Práticas Docentes nos Cursos de Graduação e Programa de Pós – Graduação) com ações educadores na Proposta Político Pedagógica (PPP).
Neste Século XXI a Atividade Educativa Online com ações pedagógicas em Ensino Superior é foco predominante e são partes de ação contínua explicitada em Matriz Curricular [1,2,3,4,5].
Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores“ [4]
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplina (803 5743): Metodologia do Ensino Superior (Responsável: Luiz Carlos Pardini). Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
Recebido 11/1/2013 – Parecerista 1/2/2013 – Publicado 2/2/2013 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181