06 Abordagem Compartilhada: Articular a Interatividade (LaMEPET)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
◊ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
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PARDINI, L.C. Abordagem Compartilhada: Articular a Interatividade (LaMEPET). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 3 (Série A): página 5, janeiro, 2013. ISSN 2448-1181.
Abordagem Compartilhada tem Ambiente Conectado na era da Cultura Digital com ações em Interatividade Midiática contribui para a Educação Superior
Cultura Digital deve favorecer a motivação na área do Ensino e na Pesquisa associados com a ampla Interatividade nas Práticas Docentes nos Cursos de Graduação e Programa de Pós – Graduação) com ações educadores na Proposta Político Pedagógica (PPP) sinalizado pela Diretrizes Básica da Educação (LDB)
Neste Século XXI a Atividade Educativa Online e ações pedagógicas no Ensino Superior (MEC) com orientações do Instituições de Ensino Superior (IES) é fundamental. O foco predominante de ação contínua explicitada em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tendo como Instrumento de Aprendizagem em Técnicas de Ensinos (Fórum de Discussão / FORP /USP): Metodologia do Ensino Superior – 803 5743).
Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores“ [4]
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia)[1,2,3,4,5].
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
◊ Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP). Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Teleodontologia (LaMEPET – CNPq: Diretório de Grupo
Recebido 11/1/2013 – Parecerista 1/2/2013 – Publicado 2/2/2013 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181