Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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04 Abordagem Compartilhada: Momento de Transformação (PODAE)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais



página 3

PARDINI, L.C. Abordagem Compartilhada: Momento de Transformação (PODAE). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 3 (Série A): página 4, janeiro, 2013. ISSN 2448-1181.


Abordagem Compartilhada tem Ambiente Conectado na era da Cultura Digital com ações em Interatividade Midiática contribui para a Educação Superior

Cultura Digital deve favorecer a motivação na área do Ensino e na Pesquisa associados com a ampla Interatividade nas Práticas Docentes nos Cursos de Graduação e Programa de Pós – Graduação) com ações educadores na Proposta Político Pedagógica (PPP) sinalizado pela Diretrizes Básica da Educação (LDB)

Neste Século XXI a Atividade Educativa Online e ações pedagógicas no Ensino Superior (MEC) com orientações do Instituições de Ensino Superior (IES) é fundamental. O foco predominante de ação contínua explicitada em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tendo como Instrumento de Aprendizagem em Técnicas de Ensinos (Fórum de Discussão / FORP /USP): Metodologia do Ensino Superior 803 5743).

Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores [4]

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia)[1,2,3,4,5].

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. D.O., Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
4. FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP). Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE). CNPq: Diretório de Grupo


Recebido 11/1/2013 – Parecerista 1/2/2013 – Publicado 2/2/2013 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181