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00 06 Abordagem Pedagógica: Desmistificando a Odontologia – Professor Sênior (FORP/USP)

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes informações Adicionais


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PARDINI, L.C. Abordagem Pedagógica: Desmistificando a Odontologia  – Professor Sênior (FORP/USP). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 7 (Série A): página 1, junho, 2017. ISSN 2448-1181.


Professor Sênior é a modalidade de atividade educacional regulamentada pela Universidade de São Paulo (USP) conforme a Resolução nº 6073, 01/03/2012 – Documento Oficial) que estabelece as ações pedagógicas relacionadas com Ensino, Pesquisa e Extensão.

Professor Sênior é destinado a docente aposentado, da Universidade de São Paulo (USP/Normas), que deseja continuar participando ativamente e efetivamente das atividades que construi ao alongo de “anos” na sua “vida acadêmica”.

Abordagem Pedagógica sedimentada durante as atividades vem Desmistificando a Odontologia (Professor Sênior) com uma contribuição de experiência profissional.

Neste século XXI da Inclusão Educacional o  Professor Sênior é contemplado com sua Arte de Educar  que reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4].

Gestão Educadora [4] (Arte de Educar) está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª. ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


APOSENTADORIA: Universidade de São Paulo (USP) / Portarias do Reitor, 26-4-2017 – Proc. USP 85.1.43668.1.8./ Diário Oficial São Paulo (D.O) , v.127, n.81, p.57, Poder Executivo – Seção II – 3/5/2017. (LINK) .

PROFESSOR  SÊNIOR – USP (Resolução Nº 6073, 01/03/2012) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) / Processo no. 2017.1.345.58.8 / Termo de Autorização (Dirigente: Profa. Dra.Léa Assed Bezerra da Silva – 29/05/2017)


Recebido / Publicado: 1/6/2017 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181