Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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06 Abordagem Dinâmica: Higiene Bucal – Motivar e Incentivar

♦ Janete  Cinira Bregagnolo Email –  Currículo Lattes
♦  Livia  Aguiar  Bregagnolo Currículo Lattes


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BREGAGNOLO, C.J.; BREGAGNOLO, L.A. Abordagem Educacional: Higiene Bucal – Motivar e Incentivar . Enc. Bras. Teleodontol.,, Volume 4 (Série A): página 1, agosto, 2014. – ISSN 2448 1181


Abordagem Educacional (Higiene Bucal) é desafio para Cirurgião-Dentista e Comunidade, pois interesse e cooperação (prática e manutenção) para adequada da “Higiene Bucal” é fundamental. É de grande valia o conhecimento e comportamento da Comunidade (cidadão), pois ao procurar “Tratamento” está ciente da importância do Cirurgião – Dentista, que instrui e promover  Higiene Bucal (meios e métodos) e o controle da Doença Bucal que poderão instalar e desenvolver. Na formação acadêmica (Curso de Graduação – Cirurgião-Dentista é fator indispensável o aprendizado dos procedimentos que estimulem o paciente a executar a Higiene Bucal efetiva: Motivação. Saúde Bucal (Higiene Bucal) está intimamente relacionado com “motivação do paciente”, cessada ou negligenciada, progressivamente, poderá instalar as Enfermidades Bucais [1, 2]. Educação Motivadora: Como conseguir? Higiene Bucal é um conjunto dos fatores psicológico (consciente ou inconsciente), fisiológico, intelectual ou afetiva, agindo e determinando conduta e procedimento do paciente, e consequente, atuando como cidadão junto da família (Saúde da Família). Higiene Bucal é multifatorial está dependente de: apreciação, econômico, responsabilidade, desejo e a vontade. Cumpre salientar que, a comunidade (Saúde Coletiva) deve ser constantemente orientada e instruída, e, de acordo com necessidade e condição motora do paciente, estimular o manuseio correto dos materiais (Escova Dental, Fio Dental, Colutório Bucal, Dentifrício e Evidenciador de“Biofilme) com os Métodos de Higiene Bucal. É fundamental a orientação consciente, do aluno (futuro Cirurgião – Dentista) com foco para detectar os fatores Etiológicos das Enfermidades Bucais, independente das condições Sociais e Econômicas do paciente, tendo como meta a Saúde Bucal adequado para cada paciente (“Higiene Bucal Personalizada”), por exemplo, pacientes idoso e acamados. É fator relevante instruções e orientações (Higiene Bucal) para a comunidade em parceria com as Entidades: Públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e Filantrópica  tendo como meta a Saúde Coletiva, para a redução dos índices da Doença Periodontal [3, 4]. 


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. BREGAGNOLO, J. C.  Inflamação Gengival: Eficiência da Escova Dental USP / Científica – Motivação, Tese de Doutorado, Programa de Pós – Graduação em Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, 2001. [Orientador: Luiz Carlos Pardini].
 4. BREGAGNOLO, J. C. ; PARDINI, L. C.  Dental Hygiene – Motivation. Stoma, Lisboa, Portugal, 14(65): 26-33, 2002.