Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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07 Abordagem Dinâmica: Interdisciplinaridade – Anatomia Dental e Radiologia

Selma Siessére Currículo LattesIndicador de ProduçãoWorldCat – 
Luiz Carlos Pardini Currículo LattesIndicador de Produção

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 SIESSÉRE, S; PARDINI, L.C. Abordagem Dinâmica:Interdisciplinaridade – Anatomia Dental e Radiologia. Enc. Brasi. Teleodontol.,  Volume 4 (Série A): página 1, outubro, 2014. – ISSN 2448-1181


Interdisciplinaridade  na “Universidade Brasileira”, neste século XXI, é um grande desafio educacional. Os conhecimentos técnicos e científicos devem ser compartilhados. Como realizar a Interdisciplinaridade? Deve No Curso de Graduação (Odontologia) iniciar-se no primeiro momento: Atividades Práticas – Anatomia e Radiologia rompendo as estruturas educacionais atuais que, na grande maioria das instituições brasileira, são herméticos centrados nos conteúdos focais e pontuais promovendo a dicotomia da informação. Observa-se na Universidade,  até o presente momento este padrão e modelo pedagógico: Grade Curricular – Conteúdo Teórico distante das Atividades Práticas com  Multimeios Empreendedores, da área da Saúde e Educação (Telessaúde, STOA-USP) com apoio da Tecnologia Educacional, ferramentas virtuais, tendo como o Ensino e no Aprendizado interativo compartilhado (Educação Compartilhada). 

Interdisciplinaridade com parceria em Gestão Midiática com os Grupos de Pesquisas (CNPQ) com destaque para os Grupos de  Pesquisa da FORP: PODAECAEDO, LaMEPET, LaciroLaABio, NupBios

Interdisciplinaridade na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP – USP),  é uma realidade entre as “Disciplina de Anatomia” e “Radiologia” promovendo e estimulando o processo educacional para a criação e desenvolvimento de ações, recursos pedagógicos (técnicos e científicos) para a produção de multimeios (multiusos e multimídia) educacionais (Gestão de Qualidade) com ênfase no Livre Acesso.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394].
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]