07 Abordagem Dinâmica: Interdisciplinaridade – Anatomia Dental e Radiologia
♦ Selma Siessére – Currículo Lattes – Indicador de Produção – WorldCat – ♦ Luiz Carlos Pardini – Currículo Lattes – Indicador de Produção –página 1
SIESSÉRE, S; PARDINI, L.C. Abordagem Dinâmica:Interdisciplinaridade – Anatomia Dental e Radiologia. Enc. Brasi. Teleodontol., Volume 4 (Série A): página 1, outubro, 2014. – ISSN 2448-1181
Interdisciplinaridade na “Universidade Brasileira”, neste século XXI, é um grande desafio educacional. Os conhecimentos técnicos e científicos devem ser compartilhados. Como realizar a Interdisciplinaridade? Deve No Curso de Graduação (Odontologia) iniciar-se no primeiro momento: Atividades Práticas – Anatomia e Radiologia rompendo as estruturas educacionais atuais que, na grande maioria das instituições brasileira, são herméticos centrados nos conteúdos focais e pontuais promovendo a dicotomia da informação. Observa-se na Universidade, até o presente momento este padrão e modelo pedagógico: Grade Curricular – Conteúdo Teórico distante das Atividades Práticas com Multimeios Empreendedores, da área da Saúde e Educação (Telessaúde, STOA-USP) com apoio da Tecnologia Educacional, ferramentas virtuais, tendo como o Ensino e no Aprendizado interativo compartilhado (Educação Compartilhada).
Interdisciplinaridade com parceria em Gestão Midiática com os Grupos de Pesquisas (CNPQ) com destaque para os Grupos de Pesquisa da FORP: PODAE, CAEDO, LaMEPET, Laciro, LaABio, NupBios
Interdisciplinaridade na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP – USP), é uma realidade entre as “Disciplina de Anatomia” e “Radiologia” promovendo e estimulando o processo educacional para a criação e desenvolvimento de ações, recursos pedagógicos (técnicos e científicos) para a produção de multimeios (multiusos e multimídia) educacionais (Gestão de Qualidade) com ênfase no Livre Acesso.
REFERÊNCIAS