Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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11 Abordagem Dinâmica: Percepção Educacional (Odontologia) – Teoria e Prática

Valéria Oliveira Pagnano de Souza Currículo Lattes 
Luiz Carlos Pardini Currículo LattesIndicaddor de Produção 


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PAGNANO, V. O. ; PARDINI, L.C. Abordagem Dinâmica: Percepção Educacional (Odontologia) – Teoria e Prática. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 4 (Série A): página 1, novembro, 2014 – ISSN 2448-1181


Abordagem Educacional (Percepção Educacional), na Área da Saúde (Odontologia) é fundamental para solidificar a informação científica atualizada, ampliando o conhecimento visando Inclusão Educacional despertando o interesse do Educando (Aprendiz) para a “Vida Profissional” (Cirurgião-Dentista). Percepção Educacional contribui com pressuposto educacionais significativo no ato de Ensinar (Arte de Educar). pode agregar e refletir os conhecimentos adquiridos (Teóricos e Práticos) associados com  atitude, habilidade, conduta e procedimento.  Percepção Educacional (Gestão Educadora) efetiva estimula a Aprendizagem Significativa com conteúdos programáticos que estimulem a reflexão crítica evitando o “deslocar do conhecimento” (professor para aluno sem estabelecer as relações na “Mudança de Compartimental”.  As ferramentas pedagógicas são oferecidas e incentivas para o aprendiz focalizar o “olhar crítico” para planejar e “ procurar e aplicar o aprendizado “. Abordagem Educacional (Percepção Educacional) delineia as construções das metas e ações realísticas evitando  o “Currículo Pronto“, “Currículo Modelo“, “Currículo Imutável“. Será que pode existir o “Conflito de Gerações“?. Como administrar: Docentes com formação acadêmica alicerçada e enraizada no Século XX atuando na formação profissional do Educando nascido e alfabetizado no Século XXI?  Será que o Educando  entendem todo conteúdo programático da Grade Curricular (Odontologia)? Alguns professores responderia: Deveria.Outros professores: Não estou interessado. O aluno  entende tudo entre a Teoria e PráticaPercepção Educacional (Gestão em Educação) na área da Saúde Bucal (Odontologia) deve promover a descoberta e a inserção profissional nos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) transcendendo os contextos da Literatura Educacional.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]