11 Abordagem Dinâmica: Percepção Educacional (Odontologia) – Teoria e Prática
♦ Valéria Oliveira Pagnano de Souza – Currículo Lattes♦ Luiz Carlos Pardini – Currículo Lattes – Indicaddor de Produção
página 1
PAGNANO, V. O. ; PARDINI, L.C. Abordagem Dinâmica: Percepção Educacional (Odontologia) – Teoria e Prática. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 4 (Série A): página 1, novembro, 2014 – ISSN 2448-1181
Abordagem Educacional (Percepção Educacional), na Área da Saúde (Odontologia) é fundamental para solidificar a informação científica atualizada, ampliando o conhecimento visando Inclusão Educacional despertando o interesse do Educando (Aprendiz) para a “Vida Profissional” (Cirurgião-Dentista). Percepção Educacional contribui com pressuposto educacionais significativo no ato de Ensinar (Arte de Educar). pode agregar e refletir os conhecimentos adquiridos (Teóricos e Práticos) associados com atitude, habilidade, conduta e procedimento. Percepção Educacional (Gestão Educadora) efetiva estimula a Aprendizagem Significativa com conteúdos programáticos que estimulem a reflexão crítica evitando o “deslocar do conhecimento” (professor para aluno sem estabelecer as relações na “Mudança de Compartimental”. As ferramentas pedagógicas são oferecidas e incentivas para o aprendiz focalizar o “olhar crítico” para planejar e “ procurar e aplicar o aprendizado “. Abordagem Educacional (Percepção Educacional) delineia as construções das metas e ações realísticas evitando o “Currículo Pronto“, “Currículo Modelo“, “Currículo Imutável“. Será que pode existir o “Conflito de Gerações“?. Como administrar: Docentes com formação acadêmica alicerçada e enraizada no Século XX atuando na formação profissional do Educando nascido e alfabetizado no Século XXI? Será que o Educando entendem todo conteúdo programático da Grade Curricular (Odontologia)? Alguns professores responderia: Deveria.Outros professores: Não estou interessado. O aluno entende tudo entre a Teoria e Prática? Percepção Educacional (Gestão em Educação) na área da Saúde Bucal (Odontologia) deve promover a descoberta e a inserção profissional nos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) transcendendo os contextos da Literatura Educacional.
REFERÊNCIAS