Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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03 e-Disciplina: Avaliação – Quem Avalia Quem?

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
10º Fórum Pedagógico Online
SUMÁRIOS: Fascículo F e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais



página 3

PARDINI, L.C. E-Disciplina: Avaliação- Quem Avalia Quem? Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 10 (Série F): página 3, fevereiro, 2020. Suplemento. ISSN 2448-1181.


A palavra “AVALIAR” transcende o Tempo e o Espaço, seguramente está incorporado desde a concepção do Ser Humano. Fato a destacar é que Consciente ou Inconscientemente realiza-se esta modalidade de inferência, pois estamos constantemente sendo “AVALIADOS“. Ao ler este, você está realizando a sua AVALIAÇÃO.

No Programa de Pós-Graduação (FORP) tem sido foco no Fórum de Discussão: AVALIAÇÃO. Ações Pedagógicas em Ensino Superior são  partes de ação contínua explicitada em Matriz Curricular. No Fórum de Discussão surge os questionamentos (Debate me Sala de Aula):  Professor é o centro das atenções “Senhor Pleno do Saber“?  A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é  instrumento pedagógico?

Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado na Carta de Paulo Freire aos professoresNeste século XXI é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitar estereótipos centrado no Professor (Docente): “Senhor da Verdade”. As ferramentas digitais (Multimeios) auxiliam na Educação (Sistema MoodleUSP / e-Discipina) ampliando os Instrumentos Pedagógicos Educacionais.


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. D.O., Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
4. FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini 


Recebido 1/2/2020 – Parecerista 2/2/2020 – Publicado 3/2/2020- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia –  ISSN 2448-1181