Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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02 Atualização Sistemática das Informações Educacionais

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educaçãos (PODAE): FORP / USP
10ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo B e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo LattesInformações adicionais


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PARDINI, L.C. Atualização Sistemática das Informações Educacionais. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 10 (Séria B): página 2, abril, 2020 Suplemento. ISSN 2448-1181.


Boletim Educacional Online fornece as Atualização Sistemática das Informações Educacionais em Odontologia (Área da Saúde) fomentando a Diversidade em Ciências Biológicas com preponderância na Odontologia.

Abordagem Articular conduzindo a reflexão crítica na aprendizagem na Educação estimulando a motivação acadêmica com ações pedagógicas no Ensino Baseado em Evidências (EBE) e Ensino Baseado em Problemas (PBL) mais extenso, mais amplo, mais intenso com as Ações Educacionais do Educando (Aprendiz)  com parcerias construtivas entre as Equipe dos Docentes aliado coma Proposta Político Pedagógica  evitando o excesso de informações desnecessárias.[1,2,3,4]. Desde a publicação do trabalho de pesquisa  que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária, sendo o universo os alunos de Pós-Graduação (Disciplina: de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas (ROZENDO et al., 1999).

Neste século XXI a surge um questionamento: Esta “radiografia” constatada na pesquisa (ROZENDO et al., 1999) em relação ao universo universitário no Brasil alterou?


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. WATANABE,P.C; PARDINI, L.C. Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM). Revista de Graduação USP, 2(3): 63-74, 2017. [LINK].


Recebido: 2/12/2019 – Parecerista: 20/12/2019 – Reformulado: 23/12/2019 – Publicado: 2/1/2020 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia