Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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04 e-Disciplina – Docência: Qual Caminho? Onde? Porquê? Para que? Como?

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
10º Fórum Pedagógico Online
SUMÁRIOS: Fascículo F e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais



página 3

PARDINI, L.C. e-Disciplina – Docência: Qual Caminho? Onde? Porquê? Para que? Como? Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 10 (Série F): página 3, fevereiro, 2020. Suplemento. ISSN 2448-1181.


No Processo Educacional, em atividades da e-Disciplina (Sistema Moodle – USP), é desejável que a Docência (Educador) deve balizar as situações pedagógicas nas ações de construir: Qual Caminho?

O Mapa Referencial deve ser a Proposta Pedagógica que sinalizará para responder: Onde?, Porquê?, Para que?

No Programa de Pós-Graduação (FORP / PAE – Disciplina)  tem sido exposição e reflexão no Fórum de Discussão:  ões Pedagógicas. No debate (Mediador; Docente – Sala de Aula) as ações contínuas claramente explicitadas.

No Fórum de Discussão surge os questionamentos sobre Proposta Política Pedagógica (PPP): 1. Durante o meu Curso de Graduação conheci a (PPP), 2. PPP estava em Harmonia com a Leis Diretrizes Básica da Educação (LDB)

Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado na Carta de Paulo Freire aos professores. Neste século XXI é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitar estereótipos centrado no Professor (Docente): “Senhor da Verdade”. As ferramentas digitais (Multimeios) auxiliam na Educação (Sistema Moodle: USP / e-Discipina) ampliando os Instrumentos Pedagógicos Educacionais.


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. D.O., Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
4. FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].


Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini 


Recebido 1/2/2020 – Parecerista 2/2/2020 – Publicado 3/2/2020- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia –  ISSN 2448-1181