04 e-Disciplina – Docência: Qual Caminho? Onde? Porquê? Para que? Como?
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
10º Fórum Pedagógico Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo F e Suplemento Anual
◊ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
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PARDINI, L.C. e-Disciplina – Docência: Qual Caminho? Onde? Porquê? Para que? Como? Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 10 (Série F): página 3, fevereiro, 2020. Suplemento. ISSN 2448-1181.
No Processo Educacional, em atividades da e-Disciplina (Sistema Moodle – USP), é desejável que a Docência (Educador) deve balizar as situações pedagógicas nas ações de construir: Qual Caminho?
O Mapa Referencial deve ser a Proposta Pedagógica que sinalizará para responder: Onde?, Porquê?, Para que?
No Programa de Pós-Graduação (FORP / PAE – Disciplina) tem sido exposição e reflexão no Fórum de Discussão: Ações Pedagógicas. No debate (Mediador; Docente – Sala de Aula) as ações contínuas claramente explicitadas.
No Fórum de Discussão surge os questionamentos sobre Proposta Política Pedagógica (PPP): 1. Durante o meu Curso de Graduação conheci a (PPP), 2. PPP estava em Harmonia com a Leis Diretrizes Básica da Educação (LDB)
Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado na “Carta de Paulo Freire aos professores“. Neste século XXI é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitar estereótipos centrado no Professor (Docente): “Senhor da Verdade”. As ferramentas digitais (Multimeios) auxiliam na Educação (Sistema Moodle: USP / e-Discipina) ampliando os Instrumentos Pedagógicos Educacionais.
◊ Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG. Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini
Recebido 1/2/2020 – Parecerista 2/2/2020 – Publicado 3/2/2020- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181