Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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02 Formação Acadêmica (PAE/USP): As Diretrizes Educacionais – Informações Básicas

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F1ª Fórum Pedagógico Online
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (USP)
Tema: Características Educacionais (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Ensino e Aprendizado


Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] Currículo LattesInformações Adicionais



PARDINI, L.C. Formação Acadêmica (PAE/USP): As Diretrizes Educacionais – Informações Básicas. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie F): página 2, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Universidade de São Paulo (USP) regulamenta em 10/5/2005, pela Portaria Portaria GR 3588, o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), 

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente aos Educandos (Alunos de Pós-Graduação) matriculados nos Programa de Pós-Graduação (Pr-PGna Universidade de São Paulo (USP) nos Cursos de Mestrado e de Doutorado.

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USPobjetiva aprimorar a formação acadêmica do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com as ferramentas pedagógicas para atuarem em atividades didáticas, no Ensino Superior (Curso de Graduação).

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) contemplas  as atividades didáticas de graduação e sua composição consiste em duas etapas:

1. Preparação Pedagógica
2. Estágio Supervisionado em Docência.

Cumpre salientar que Faculdade de Odontologia da Ribeirão Preto (FORP USP ) oferece disciplinas para os Pós-Graduandos no  Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (Futuro Docente) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras com destaque em Abordagens Midiáticas (PODAELaciro). Atualização Profissional (Docência) é fundamental para o aprimoramento do Educando. [1,2,3,4


REFERÊNCIAS

1. CAMPOS, A.A.; PIRES-DE-SOUZA, F.C.P.; GUGELMIN, M.C.M.S.; OLIVEIRA, L.M.; PARDINI, L.C.; CASAGRANDE, L.D.R. Currículos de graduación en Odontología: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, Argentina, 4(13): 170-173, 1998. [Impresso]
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
3. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R. ; PARDINI, L.C. ; SCHNEIDER, J.F. Descripción de algunas prácticas docentes de profesores universitarios del área de salud. In: Pedagogia 97 – Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana, Cuba. Resumenes, p. 207, 1997. [Impresso]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


 Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido 9/03/2011 – Parecerista 15/03/2011 – Reformulado 23/03/2011 – Publicado 02/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia