Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

05 Formação Acadêmica (PAE/USP): 1a Etapa – Preparação Pedagógica (Conjunto de Conferências)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / USP / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando


Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] Currículo LattesInformações Adicionais



página 2

PARDINI, L.C. FORP / PAE: Aprimorar a Formação (Eixo Educacional – Ensino e Aprendizado). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181


A Universidade de São Paulo (USP) regulamenta em 10/5/2005, pela Portaria Portaria GR 3588, o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente aos Educandos (Alunos de Pós-Graduação) matriculados nos Programa de Pós-Graduação (Pr-PG) na Universidade de São Paulo (USP) nos Cursos de Mestrado e de Doutorado. casa

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) é realizado em duas Etapas:

1ª. Etapa: Preparação Pedagógica – Conjunto de Conferências

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP): Preparação Pedagógica na Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

  • Conjunto de Conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;

 

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro).


REFERÊNCIAS

1. CAMPOS, A.A.; PIRES-DE-SOUZA, F.C.P.; GUGELMIN, M.C.M.S.; OLIVEIRA, L.M.; PARDINI, L.C.; CASAGRANDE, L.D.R. Currículos de graduación en Odontología: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, Argentina, 4(13): 170-173, 1998. [Impresso]
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
3. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R. ; PARDINI, L.C. ; SCHNEIDER, J.F. Descripción de algunas prácticas docentes de profesores universitarios del área de salud. In: Pedagogia 97 – Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana, Cuba. Resumenes, p. 207, 1997. [Impresso]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido 3/04/2011 – Parecerista 5/04/2011 – Publicado 05/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia