06 Formação Acadêmica (PAE/USP): 1a Etapa – Preparação Pedagógica (Núcleo de Atividades)
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / USP / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F – 1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando
◊ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicionais
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PARDINI, L.C. 1º Fórum Pedagógico Online: FORP / PAE – Preparação Pedagógica. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo (Portaria GR 3588) objetiva aprimorar a formação do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com ferramentas pedagógicas para atuarem em atividades didáticas, no Ensino Superior (Curso de Graduação).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), nos Programas de Pós- Graduação oferecem Disciplinas tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividades acadêmicas (Ensino e Aprendizado).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) é realizado em duas Etapas: 1.Preparação Pedagógica e 2. Estágio Supervisionado em Docência.
1ª. Etapa: Preparação Pedagógica – Núcleo de Atividade
A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:
- Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.
Cumpre salientar que Faculdade de Odontologia da Ribeirão Preto (FORP – USP ) oferece disciplinas para os Pós-Graduandos Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (PODAE – Laciro).
REFERÊNCIAS
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido 9/03/2011 – Parecerista 5/04/2011 – Publicado 6/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia