07 Formação Acadêmica (PAE/USP): 2a Etapa – Estágio Supervisionado em Docência
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / USP / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F – 1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando
◊ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicionais
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PARDINI, L.C. 1º Fórum Pedagógico Online: FORP / PAE – Preparação Pedagógica. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo (Portaria GR 3588) objetiva aprimorar a formação do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com ferramentas pedagógicas para atuarem em atividades didáticas, no Ensino Superior (Curso de Graduação).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), nos Programas de Pós- Graduação oferecem Disciplinas tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividades acadêmicas (Ensino e Aprendizado).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividade acadêmicas (Ensino e Aprendizado).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) é realizado em duas Etapas:
2ª. Etapa: Estágio Supervisionado em Docência.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP): Estágio Supervisionado
Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP), até a presente data, é opcional aos alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.
Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro).
REFERÊNCIAS
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido 5/05/2011 – Parecerista 5/04/2011 – Reformulado 6/04/2011 – Publicado 7/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia