Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

09 FORP/PAE (1a Etapa) – Disciplina: Metodologias e Dinâmica do Ensino em Odontologia (8035743)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / USP / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2011 / Série F1ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando


Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] Currículo LattesInformações Adicionais



página 2

PARDINI, L.C. FORP / PAE: Aprimorar a Formação (Eixo Educacional – Ensino e Aprendizado). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181


Na Universidade de São Paulo A Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005.

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (USP / PAE / (Relação das Disciplinas), nos Programas de Pós- Graduação oferecem Disciplinas tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividades acadêmicas (Ensino e Aprendizado).

1ª. Etapa: Preparação Pedagógica – Disciplina

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

  • Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior:

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / FORP ) é realizado as atividades acadêmicas com a Preparação Pedagógica oferecendo as Disciplinas:

8035743 – Metodologias e Dinâmica do Ensino em Odontologia

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (PODAELaciro). Cumpre salientar que Faculdade de Odontologia da Ribeirão Preto (FORP USP ) oferece disciplinas para os Pós-Graduandos Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)


REFERÊNCIAS

1. CAMPOS, A.A.; PIRES-DE-SOUZA, F.C.P.; GUGELMIN, M.C.M.S.; OLIVEIRA, L.M.; PARDINI, L.C.; CASAGRANDE, L.D.R.. Currículos de graduación en Odontología: generalistas versus especialistas. Revista Fola Oral, Argentina, 4(13): 170-173, 1998. [Impresso]
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P., PARDINI, L.C., PANZERI, H., TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
3. ROZENDO, C. A.; CASAGRANDE, L. D. R. ; PARDINI, L. C. ; SCHNEIDER, J. F. Descripción de algunas prácticas docentes de profesores universitarios del área de salud. In: Pedagogia 97 – Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, La Habana, Cuba. Resumenes, p. 207, 1997. [Impresso]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido 9/03/2011 – Parecerista 15/03/2011 – Reformulado 23/03/2011 – Publicado 02/04/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia