10 FORP/PAE: Formações Educacionais – Acadêmica, Pesquisa, Extensão e Gestão
♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações AdicionaisPublicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2018 / 8ª Fórum Pedagógico Online / página 9
♦ PARDINI,L.C. Perfil Profissional (Comunidade Acadêmica USP): Presente nas Mídias . Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 9, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181
A Formação Educacional Acadêmica contemplas as ações no processo educacional: Educação Profissional.
O século XXI reflete as transformações relacionadas com Formações Educacionais: Acadêmica, Pesquisa, Extensão e Gestão.
´r vonhecidos U twte erfil Profissional (Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005)No Programa de Pós-Graeduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) mediante ações da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) institui o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o objetivo de aprimorar a formação do Pós-graduando com Ações Construtivas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência, om apoio da Disciplina:
A Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 3/4/2011 – Parecerista: 7/4/2011 – Reformulado: 9/4/2011 – Publicado: 10/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia