01. Editorial. FORP/PAE – Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril e Outubro 2012 / Série F – 2ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando
EDITORIAL. FORP/PAE – Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série F): página 1, abril, 2012. Suplementar. ISSN 24481-1181
EDITORIAL
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE – Instruindo em 9 de dezembro 2010 – Diretrizes do Programa) contribui com Ensino e Aprendizado em ações pedagógicas efetivas com destaque para as intervenções educacionais no Programa de Pós-Graduação (USP) com atuação dos docentes da Faculadade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) com conteúdos de qualidade fornecidos pela Grade Curricular: Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini).
PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) está estruturado no Ensino e Aprendizado em Odontologia com ampla as descobertas e as inferências pedagógicas
Devem ser amplamente compartilhadas com plena comunicação para os universos educacionais: 1º. Comunidade Acadêmico (Comunicação Científica / Divulgação Científica / Publicação Científica) e 2º. Público Leigo (forma condizente e baseado em princípios éticos e condutas bioéticas).
O século XXI é marcado como agente principal das inovações tecnológicas e científicas em Educação Superior, com destaque e ênfase na área da saúde: Odontologia.
PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) Publicação Científica Online (Hipertexto Site do PODAE – Substituído pelo atual: sites.usp.br/podae em colaboração com o sites.usp.br/ebt) representa o “contraponto” entre pesquisador e leitor (“internauta“) contribuindo para divulgação do Ensino e do Aprendizado em Saúde Bucal e áreas correlatas dos saberes: Humanas e Exatas.
Este intercâmbio de encorajamento objetiva Interatividade online (Diálogo Virtual) com Educação Participativa para motivar, facilitar, despertar e conduz a Educação Transformadora seguindo orientações da Literatura Educacional [1,2,3,4] estimulando Inclusão Digital e ações educacionais (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (Odontologia) com intervenções construtivas (Discussão Participativa).
Luiz Carlos Pardini
REFERÊNCIAS
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181