03 FORP/USP: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Disciplina (Formação Acadêmica)
Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior / FORP)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2012 / Série F – 2ª Fórum Pedagógico Online
Tema: Análise Crítica e Reflexiva (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Educador / Educando
◊ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicionais
página 2
PARDINI, L.C. FORP/USP: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Disciplina (Formação Acadêmica). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181
Na Universidade de São Paulo (USP) o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é oferecido nos Programa de Pós-Graduação.sendo que na Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) a Disciplina de Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini).
No Programa de Pós-Graeduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) mediante ações da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) institui o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o objetivo de aprimorar a formação do Pós-graduando com Ações Construtivas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência, om apoio da Disciplina:
A Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]
A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas inovadoras (Multimeios Educativos Interativos Virtuais – MEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico. Destaque para as as “Modalidades das Técnicas de Ensino”:
Ensino a Distância (EaD),
Ensino Presencial (EP),
Ensino Híbrido / Ensino Semipresencial (ESp),
Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos),
Portfólio Online (Caso Clínico);
Mídias Digitais: Periódicos Científicos (Publicação On Line) CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
Seminário, Simpósio, Palestra, Debate;
Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
Atualização,
Aprimoramento,
Jogos Educativos.
Neste s´xceulo XXI a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS
2. PIRES-DE-SOUZA, F.C.P; PARDINI, L.C.; PANZERI, H.; TIRAPELLI, C. Cirurgião-dentista e o código da defesa do consumidor: uma realidade? Revista ABO Nacional, São Paulo, 12(6):337-341, 2005. [Impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7(2): 15-23, abril 1999. [LINK]
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: 58135): Disciplina: 8035743 (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 2/4/2012 – Parecerista: 3/4/2012 – Reformulado: 3/4/2011 – Publicado: 4/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia