Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

FORP/PAE: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Histórico Educacional

Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] Currículo LattesInformações Adicioanais


1º Fórum Pedagógico Online (Janeiro/ Fevereiro 2011) – Abordagem Articular (Educadr: Docente) / página 2

PARDINI, L.C. FORP/PAE (Disciplina): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Histórico Educacional. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, fevereiro, 2011, ISSN 2448-1181


Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia apresenta Histórico Educacional sendo a criação e implantação em 2000, no Programa de Pós-Graduação, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP / Matriz Curricular) , da Universidade de São Paulo (USP), e em 2005 incorporada no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo (Portaria GR 3588) objetiva aprimorar a formação do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com ferramentas pedagógicas para atuar em atividade didática, no Curso de Graduação.

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividade acadêmicas (Ensino e Aprendizado).

Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) a Disciplina Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia está contida no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / Pr-PG / / USP) com o Proposta Educacional com os conteúdo sinalizadores: Comunicação, Emissor (Professor); Receptor (Aluno), Metodologia e Técnicas de Ensino em Odontologia (Metodologias: Tradicional e Contemporânea), Foco Educacional (Aula Expositiva e Expostiva Dialogada), Estruturação de Disciplina, Material Pedagógico, Avaliações: Apresentação (Docente)e dos Alunos (Pós-Graduação “feedback” ).

Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (USPPODAELaciro).


REFERÊNCIAS

1. CASAGRANDE, L.D.R; PARDINI, L.C. Abordagem Articular: Docência e o Monólogo (Currículo e Didática). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 2, janeiro, 2011. [LINK]
2. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
3. PARDINI, L.C . Manual da Disciplina do Programa de Pós-Graduação (FORP), 2001. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programas de Pós-Graduação (PgPG): Programa de Odontopediatria (Pg:Odontopediatria) / Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido: 15/01/2011 – Publicado: 01/02/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181