FORP/PAE: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Público Alvo
♦ Luiz Carlos Pardini –[E-mailCNpQ] – Currículo Lattes – Informações Adicioanaispágina 3
PARDINI, L.C. Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia – Público Alvo. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 3, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo (Portaria GR 3588) objetiva aprimorar a formação do Pós-graduando (Mestrado e Doutorado) com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) com ferramentas pedagógicas para atuar em atividade didática, no Curso de Graduação.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) tem como principal objetivo é aperfeiçoar a formação do Educando (Pós-Graduando) para atividade acadêmicas (Ensino e Aprendizado).
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP) é realizado em duas etapas: 1.Preparação Pedagógica e 2.Estágio Supervisionado em Docência.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP): Preparação Pedagógica
A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:
- Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior (Relação das Disciplinas);
- Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
- Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP): Estágio Supervisionado
Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE / USP), até a presente data, é opcional aos alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.
Neste século XXI os processos comportamentais do Educando (” Pós-Graduação”) devem estimular as ações compartilhadas com as ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro).
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programas de Pós-Graduação (PgPG): Programa de Odontopediatria (Pg:Odontopediatria) / Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Publicado: 11/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181