Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Interatividade – Educando e Educador (Ação Midiática no Século XXI)
♦ Luiz Carlos Pardini – [E-mail ] – Currículo Lattespágina 3
PARDINI, L.C. Interatividade: Educando e Educador – Ação Midiática no Século XXI. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 2, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181
A Universidade de São Paulo (USP) mediante ações da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Pr-PG) institui o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o objetivo de aprimorar a formação do Pós-graduando com Ações Construtivas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência, om apoio da Disciplina: Metodologias e Dinâmica do Ensino em Odontologia [1].
A Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .
Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplina: Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 2/01/2011 – Publicado: 2/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181