Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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FORP (Pesquisa): Inovação Tecnológica – Patentes

Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo Lattes –  


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PARDINI, L.C. FORP: A Inovação Tecnológica – Patentes. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série F): página 1, agosto, 2011. [PDF] – ISSN


Patentes (Patentes-FORP) com destaque para o primeiro momento significativo: Ensinar. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento da “maneira de ser” do Educador. A Gestão Educadora efetiva estimula a Aprendizagem Significativa.

A FORP (Equipe de Docentes) destaca-se em Inovação Tecnológica (Patentes) sinalizando para o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia) associado às Novas Tecnologia enfatizando o desempenho colaborativo (Educação Participativa).

Arte de Educar está intimamente associada com Gestão Educacional, inicia-se muito antes das contextualizações e implantações do Projeto Pedagógico (Projeto Político Pedagógico – PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor do conhecimento: “Saber de Qualidade“.

Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva) despertando e auxiliando a Educação Superior (Saúde Bucal) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004).

Arte de Educar é compartilhar (EquipePODAETeleodontologia) atuando e desenvolvendo a Gestão Educacional (Laboratórios, Grupos de Pesquisa/USP e Multicentros de Pesquisas) com participações voluntárias e efetivas (Docente, Discente e Funcionário) com a Agência de Informação/USP sendo fator desencadeante a divulgação em Sistemas Midiáticos (“Livre Acesso”) como referencial teórico das produções científicas (Unidades/USP e Pesquisadores/FORP) baseadas nas informações dos Currículos Lattes (Buscar Currículos) e consolidadas (Anuário Estatístico/USP e Banco de Tese/USP). Até o presente momento, em Odontologia, orientações e construções dos conhecimentos são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.

Arte de Educar (PODAE) promove e estimular o processo educacional criando e implantando recursos pedagógicos (técnico e científico) na produção de multimeios educacionais (multiuso e multimídia) com Gestão de Qualidade e ênfase no “Acesso Livre”, estabelecendo as interações visando incentivar as participações nas atividades reflexivas na Inclusão Digital: Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (INTI).


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]