Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

02 Formação Acadêmica: Odontologia – Instrumentalização Midiática Educacional (Passado e Presente)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Ensino Superior)
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Abril 2016 / Série F6ª Fórum Pedagógico
Tema: Características Educacionais (Formação Acadêmica)
Eixo Educacional: Filosofia Educacional (Passado, Presente e Futuro)


Editorial. Odontologia (Aprendizagem): Passado (Tradicional) e Presente (Inovadora). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 1, abril, 2016. Suplementar. ISSN 24481-1181


EDITORIAL

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE – Instruindo em 9 de dezembro 2010 – Diretrizes do Programa) contribui com Ensino e Aprendizado em ações pedagógicas efetivas com destaque para as intervenções educacionais no Programa de Pós-Graduação (USP) com atuação dos docentes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) com conteúdos de qualidade fornecidos pela Grade Curricular: Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini).

PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) está estruturado no Ensino e Aprendizado em Odontologia com ampla as descobertas e as inferências pedagógicas fomentando a “Formação Acadêmica”, com foco na Docência.

Devem ser amplamente compartilhadas com plena comunicação para os universos educacionais: 1º. Comunidade Acadêmico (Comunicação Científica / Divulgação Científica / Publicação Científica) e 2º. Público Leigo (forma condizente e baseado em princípios éticos e condutas bioéticas).

O século XXI é marcado como agente principal das inovações tecnológicas e científicas em Educação Superior, com destaque e ênfase na área da saúde: Odontologia.

PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) Publicação Científica Online (Hipertexto Site do PODAE – Substituído pelo atual: sites.usp.br/podae em colaboração com o sites.usp.br/ebt) representa o “contraponto” entre pesquisador e leitor (“internauta“) contribuindo para divulgação do Ensino e do Aprendizado em Saúde Bucal e áreas correlatas dos saberes: Humanas e Exatas.

Este intercâmbio de encorajamento objetiva Interatividade online (Diálogo Virtual) com Educação Participativa para motivar, facilitar, despertar e conduz a Educação Transformadora seguindo orientações da Literatura Educacional [1,2,3,4] estimulando Inclusão Digital e ações educacionais (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (Odontologia) com intervenções construtivas (Discussão Participativa).

Luiz Carlos Pardini


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]


Publicado: 02/04/2016

Enciclopédia Brasileira de TeleodontologiaISSN 2448-1181