Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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Gerador de Competência Educacional: Professor Sênior (FORP/USP

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


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PARDINI, L.C. Gerador de Competência Educacional: Professor Sênior (FORP/USP). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 7 (Sérien G): página 1, junho, 2017. ISSN 2448-1181


Professor Sênior é a modalidade de atividade educacional regulamentada pela Universidade de São Paulo (USP) conforme a Resolução nº 6073, 01/03/2012 – Documento Oficial) que estabelece as ações pedagógicas relacionadas com Ensino, Pesquisa e Extensão. Professor Sênior é destinado a docente aposentado, da Universidade de São Paulo (USP/Normas), que deseja continuar participando ativamente e efetivamente das atividades que construi ao alongo de “anos” na sua “vida acadêmica”.

Abordagem Pedagógica sedimentada durante as atividades vem Desmistificando a Odontologia (Professor Sênior) com uma contribuição de experiência profissional. Neste século XXI da Inclusão Educacional o Professor Sênior é contemplado com sua Arte de Educar que reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere). Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4]. Ampliando os conhecimentos com ações midáticas ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro).


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª. ed.,São Paulo: Cortez, 1995. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


APOSENTADORIA: Universidade de São Paulo (USP) / Portarias do Reitor, 26-4-2017 – Proc. USP 85.1.43668.1.8./ Diário Oficial São Paulo (D.O), v.127, n.81, p.57, Poder Executivo – Seção II – 3/5/2017. (LINK

PROFESSOR SÊNIOR – USP (Resolução Nº 6073, 01/03/2012) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) / Processo no. 2017.1.345.58.8 / Termo de Autorização (Dirigente: Profa. Dra.Léa Assed Bezerra da Silva – 29/05/2017)


Recebido / Publicado: 1/6/2017 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181