Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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Gestão Educacional (Odontologia): Produção Intelectual (TYCHO / FORP)

Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo Lattes

PARDINI, L.C. FFORP: Sistema Tycho – Produção Intelectual dos Departamentos. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série F): página 1, outubro, 2014.


Sistema Tycho apresenta a Produção Intelectual dos docentes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (TYCHO-FORP), constantemente atualizado objetivando a ação contínuo da divulgação.

Produção Intelectual está associado com a Produção Bibliográfica, Produção técnica, Produção Artística/Cultural e os demais trabalhos relevantes e Informações complementares dos Docentes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP).

A Presencial Progressiva Significativa (APPS) deve produzir comportamento com ênfase no desempenho e procedimento objetivando motivar, facilitar e despertar a aprendizagem significativa, e transcende os contextos da Literatura Educacional.

APPS está intimamente associada com Gestão Educacional, inicia-se muito antes das contextualizações e implantações do Projeto Pedagógico (Projeto Político Pedagógico – PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor do conhecimento: “Saber de Qualidade“.

Arte de Educar é foco em ação formativa e assertiva estimulando e auxiliando a Educação Superior em Saúde Bucal associados com os processos as habilidades, competências e atitudes comportamentais do Educando (aprendiz) com apoio das ferramentas virtuais facilitadores educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004).

Arte de Educar é compartilhar com a Equipe (PODAE) desenvolvendo e apoiando a Gestão Midiática dos Laboratórios, dos Grupos de Pesquisa (USP) e dos Centros de Pesquisas com as participações voluntárias e efetivas dos Funcionários e Docentes associados com a Agência USP de Informação tendo como fator desencadeante a divulgação em Sistemas Midiáticos (Livre Acesso) como referencial teórico a produção científica (Unidades da USP) com destaque para os Pesquisadores da FORP, informações baseadas na produção informada nos Currículos Lattes (BuscarCurrículos) dos Docentes (USP) e consolidados no Anuário Estatísticoda USP e no Banco de Tese. Até o presente momento tem sido orientado as construções dos conhecimentos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.

Arte de Educar visa promover e estimular o processo educacional para a criação e desenvolvimento de ações, recursos pedagógicos (técnicos e científicos) para a produção de multimeios (multiusos e multimídia) educacionais (Gestão de Qualidade) com ênfase no Livre Acesso. Arte de Educar estabelece as interações visam incentivar as participações nas atividades reflexivas na Inclusão Digital promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (INTI).


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394].
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]