Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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02 PODAE: Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação?

Marisa Semprini 

PODAE – 

Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (Equipe) – acrônimo PODAE – desenvolvido em 2004, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP“Top Institutions” – América Latina) incentiva ações educacionais assertivas produzindo multimeios em educação (Inovação Tecnológica) e divulgação do conhecimento (Técnicos e Científicos) estimulando e promovendo os procedimentos promotores a Educação Superior (Portal de Sistema da USP).

Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação oferece instrumento auxiliar pedagógico virtual para Docentes e Pesquisadores na Plataforma Digital de Teleodontologia: Sistema Interativo de Apoio ao Ensino e ao Aprendizado (SIAEA). Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação contribuir nas atividades educacionais: Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Produção Intelectual da USP). Desenvolve e estimula as habilidades, as atitudes e as competências no Ensino e no Aprendizado (Saúde Bucal), com apoio dos conhecimentos desenvolvidos nos Laboratórios, Centros e Multicentros de Pesquisas. Estas informações estão agrupadas no Diretório de Grupo (Diretório de Grupo: PODAE) disponibilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ) contribuindo para as divulgações das atividades do Ministério da Educação (MEC) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004).

Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação desenvolve e apoia a Gestão Midiática (Grupos de PesquisaUSP) estimulado pela Agência USP de Informação como fator desencadeante e incorporação em Sistemas Midiáticos (Livre Acesso) como referencial teórico a produção científica (Unidades da USP) e atuação dos Pesquisadores da FORP, baseadas na produção itelectual destaca no Currículo Latte (Buscar Currículos) e consolidados no Anuário Estatístico da USP e no Banco de Tese.

Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação, até o presente momento, tem sido orientado com as condutas e procedimentos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a CID-10.

Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação promove a criação e desenvolvimento de recursos pedagógicos orientando a produção de meios virtuais educacionais (multiusuários em multimídia) com ênfase no Livre Acesso. As interações ampliam as participações reflexivas na Inclusão Digital promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (INTI)



Referência
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
 4. World Health Organization. [WHO]


Recebido11/12/2010 – Publicado: 1/01/2011 – PODAE