Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
[social name="all"]

04 Fórum Pedagógico Online (Especialização): Dualidade Educacional (Teoria e Prática)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

2º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador

♦ Luiz Guilherme Brentegani  – E-mail  Currículo Lattes –  Informações Adicionais 
Luiz Carlos Pardini – E-mail  Currículo LattesInformações adicionais


Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2012 /  página 4

BRENTGANI, L.G.;  PARDINI, L.C. Formação Acadêmica (PAE/USP): Características Educacionais (Investigação Científica). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Série F): página 4, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181


Abordagem Articular necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

Profissional (Cirurgião – Dentista) formado no Século XXI deve estar aliado as ações que conduzam para a formação educacional (Ensino Superior) nos Eixos Pedagógicos (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão) fato estabelecido pela Literatura Científica [1,2,3,4], em conformidade com “Futuro Cirurgião – Dentista”. Nos Cursos de Graduação (FORP), Ambiente Virtual de Apoio à Graduação e Pós-graduação (USP e-Desciplinas) é instrumento felicitador das ações em efetivas em atividades educacionais orientada pela Gestão Institucional (USPTycho).

Perfil Profissional deve conduzir o comprometimento associado com a Comunidade Acadêmica e as atualizações Curriculares (Currículo Lattes) e incursões em Diretório de Grupo.

Perfil Profissional atuante e estimulante participa com Inserção Midiática contribuindo para o aperfeiçoamento, e como meta para a constante atividade profissional realística e inovadora deve participar das ferramentas virtuais denominada de “Comunidades Acadêmicas:

Neste século XXI de modernidade os processos comportamentais do Educando na área da Saúde (Odontologia) contribui para a Formação Profissional (Perfil do Profissional: Cirurgião-Dentista e/u Docência) em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) que destina-se exclusivamente aos Educandos (Alunos de Pós-Graduação) matriculados nos Programa de Pós-Graduação (Pr-PG) na Universidade de São Paulo (USP) nos Cursos de Mestrado e de Doutorado, com disciplinas facilitadoras do Ensino e Aprendizado.


REFERÊNCIAS
1. TABA, M.Jr; NOVAES, A.B.Jr.; SOUZA, S.L.S.; GRISI, M.F.M.; PALIOTO, D.B.; PARDINI, L.C. Radiographic Evaluation of Dental Implants with Different Surface Treatments: An Experimental Study in Dogs. Implant Dentistry: 12(3):252-258, 2000. [LINK]
2. FUJIWARA, C.A; MAGRO FILHO, O.; OLIVEIRA, N.T.C.; QUEIROZ, T.P.; ABLA, M.S.; PARDINI, L.C. Assessment of the interface between implant and abutments of five systems by scanning electronic microscopy. Journal of Osseointegration, 2(1):60-66, Aug, 2009. [LINK].
3. MESTRINER, S.F.; PARDINI, L.C.; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12-year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J. Appl. Oral Sci. 14(3):167-171.2006. [LINK].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Recebido 2/5/2012 – Parecerista 3/5/2012 – Publicado  4/5/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia –  ISSN 2448-1181