Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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05 Formação Acadêmica (Odontogeriatria): Satisfação com Prótese Total

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia

2º Fórum Pedagógico Online

Tema: Características Educacionais (Atividades Acadêmicas)
Eixo Educacional: Perfil Profissional (Educando e Educador) teste

Valdir Antonio Muglia – E-mailCurrículo Lattes Informações Adicionais
Luiz Carlos Pardini – E-mail  Currículo LattesInformações adicionais


Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2012 /  página 5

MUGLIA, V.A ; PARDINI,L.C. rmação Acadêmica (Odontogeriatria): Satisfação com Prótese Total. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Série F): página 5, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181


Formação Acadêmica (Odontogeriatria) do Educando deve estar associado ações que estimulem a qualidade de vida útil da “Prótese Total”.

Formação Acadêmica (Odontogeriatria) deve contribuir para o acolhimento (Desdentado Total) a cuidar da Saúde Bucal com destaque para: Satisfação e Bem Estar

Durante a última década, houve um aumento na expectativa de vida e mudança na concepção de saúde oral dos idosos pelos cirurgiões-dentista, paralelamente os avanços tecnológicos e científicos tem contribuído com a Saúde Bucal dos paciente desdentados totais.

No entanto, a satisfação dos pacientes com prótese totais e as necessidades de tratamento oral dos idosos sendo que um dos maiores desafios na prática odontológica continua sendo a obtenção de sucesso com o paciente portador de prótese total (MUGLIA et al.,2001).

MUGLIA et al (2001) realizaram estudo com objetivo registrar o grau de satisfação de pacientes desdentados totais em relação às suas respectivas prótese totais maxilares e mandibulares, tendo como condição o fator “tempo” de uso de (máximo, dois anos).

MUGLIA et al (2001) analisaram  64 pacientes desdentados, que usavam próteses totais superiores e inferiores confeccionadas por alunos da Disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP).

Cumpre salientar que os pacientes responderam a um questionário com 9 questões, abordando: satisfação geral com as prótese, aparência, estabilidade, retenção, mastigação, fonética, conforto e comentários de outras pessoa. . As respostas foram agrupadas em categorias positivas e negativa. De maneira geral, 53 por cento dos pacientes estavam satisfeitos com suas prótese totais. A maioria das respostas dadas pelos pacientes se enquadraram em categorias positivas. Os aspectos negativos foram encontrados na mastigação, estabilidade, retenção e conforto da prótese total mandibular (MUGLIA et al., 2001).

MUGLIA et al (2001) concluiram que o nível de insatisfação é alto, ainda que o grau de satisfação tenha se mostrado maior. Portanto é necessário um acompanhamento periódico dos pacientes pelos Cirurgião-Dentista, assim como um aprimoramento científico constante.

Neste século XXI de modernidade os processos comportamentais do Educando na área da Saúde (Odontologia: Prótese Total) devem contribui com ampla atualizações de procedimentos e de  técnicas visando a Formação Profissional (Perfil do Profissional: Cirurgião-Dentista) com habilidade, competência e Humanismo [1,2,3,4,5].


REFERÊNCIAS
1. MUGLIA, V. A.; ABRÃO, W. Estudo comparativo de três materiais utilizados para moldagem final em prótese total. Rev. Odont. Univ. São Paulo, 10(1): 25-32, 1996.[impresso]
2. FREITAS, K.M.; OLIVEIRA, P.E.F.; PARANHOS, H.F.O; MUGLIA, V.A.; PARDINI, L.C. Avaliação do grau de satisfação e insatisfação de pacientes reabilitados com próteses totais. Rev. Paul. Odontol; 23(6): 25-28, 2001. [LINK]
3. LOVATO, C.H.; De Freitas Oliveira Paranhos, H.; Pardini, L. C. Prótesis total: protocolo de evaluación de la instalación / Complete dentures: protocol for install evalution. Rev. Asoc. Odontol. Argent; 89(4): 399-404, jul.-ago. 2001 [impresso].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: Reabilitação Oral.


Recebido 2/5/2012 – Parecerista 4/5/2012- Publicado 5/5/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia –  ISSN 2448-1181