Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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07 Fórum Pedagógico Online (Implantodontia): Multidisciplina

Walter Martins Junior – E-mail Currículo LattesInformações adicionais
Luiz Carlos Pardini E-mailCurrículo Lattes –  Informações adicionais


 Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2012 / 1ª Fórum Pedagógico Online / página 7 

MARTINS JUNIOR, W., PARDINI, L.C. Formação Acadêmica (Autodidata): Estudo Pessoal – Melhorar e Ampliar o Conhecimento. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série F): página 7, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181 


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3,4,].

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere) .

Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS
1. BULGARELLI, A.F.; SILVA, A.B.M. ; FERREIRA, Z. A. ; PARDINI, L.C.  Sistemas de captaçäo de imagem em periodontia. Rev. Gaúcha de Odontol., 50(4): 189-191, 2002. [LINK]
2. GARLET, G.P. ; MARTINS JUNIOR, W.; FERREIRA, B.R. ; MILANEZI, C.M. ; SILVA, J.S. . Patterns of chemokines and chemokine receptors expression in different forms of human periodontal disease. Journal of Periodontal Research, v. 38, p. 210-217, 2003.
3. MARTINS JUNIOR, W.; LEONARDO, M. R. ; BORGES, A. T. N. ; QUEIROZ, A. M. ; ASSED, S. . Vertical Alveolar Crest Bone Maintenance Around Implants in Two-Stage Surgery: An In Situ Study in Dogs. Brazilian Dental Journal (Impresso), v. 2, p. 104-108, 2008.].
4.SILVA, T.A. ; GARLET, G.P. ; LARA, V.S. ; MARTINS JUNIOR, W.; SILVA, J.S. ; CUNHA, F.Q. . Differential expression of chemokines and chemokine receptors in inflammatory periapical disease. Oral Microbiology and Immunology, v. 20, p. 310-316, 2005.


♦ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplina: Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini


Recebido  4/1/2012- Parecerista 4/1/2012 – Reformulado 5/5/2012- Publicado  7/5/2012- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia