03 Atividade Educativa Online (Abordagem Articular): Docente e a Dialógica Educacional
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educaçãos (PODAE): FORP / USP
9ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 3
PARDINI, L.C. Atividade Educativa Online (Abordagem Articular): Docente e a Dialógica Educacional. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9 (Fascículo A): página 1, abril, 2019. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular aliada a Prática Docente (Área da Saúde) ampliando e Compartilhando Ações necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC), Docente e Discente e, paralelamente, com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.
Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO et al (1999) que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas.
ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica [1,2,3,4].
Surge o questionamento: Será que até hoje (até a presente data) ainda o Ensino Superior (Área da Saúde) permanece a “Educação Bancária“? (Fórum de Discussão: Sala de Aula)*
Os recém-contratados para o ensino superior tem seu foco centrado quase que exclusivamente na sua área de atuação (Especialização, Atualização, Mestrado e Doutorado) ao iniciar a “Carreira Acadêmica”.
Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico.
Recebido: 2/1/2019 – Parecerista: 2/1/2019 – Reformulado: 3/1/2019 – Publicado: 4/1/2019 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia