02 Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico): Odontologia – Multiplicidade (Diversidade) em Ciências
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educaçãos (PODAE): FORP / USP
9ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
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PARDINI, L.C. Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico): Odontologia – Multiplicidade (Diversidade) em Ciências. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9 (Séria A): página 2, abril, 2019. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico) em Odontologia (Área da Saúde) contempla a Multiplicidade (Diversidade) em (Ciências Biológicas) com ênfase na Prática Docente.
Acolhimento Pedagógico (Odontologia) amplia e compartilha ações educacionais do Educando (Aprendiz) com Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC) e Corpo Educador (Docentes) tendo como alvo e foco (Alvo Educacional) Proposta Político Pedagógica.
Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO et al (1999) que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas.
ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica [1,2,3,4].
Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico com destaque para a metodologia com ações em atividades ativas despertando e provoca a motivação: “buscar o conhecimento” [WATANABE e PARDINI, 2017] estimulando ações criativas conduzindo a reflexão crítica na aprendizagem conduzida pelo Ensino Baseado em Problemas (PBL – Problem-Based Learning ou Project-Based Learning).
Recebido: 2/12/2018 – Parecerista: 20/12/2018 – Reformulado: 23/12/2018 – Publicado: 2/1/2019 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia