Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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02 Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico): Odontologia – Multiplicidade (Diversidade) em Ciências

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educaçãos (PODAE): FORP / USP
9ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo LattesInformações adicionais


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PARDINI, L.C. Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico): Odontologia – Multiplicidade (Diversidade) em Ciências. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9 (Séria A): página 2, abril, 2019. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Atividade Educativa Online (Acolhimento Pedagógico) em Odontologia (Área da Saúde) contempla a Multiplicidade (Diversidade) em (Ciências Biológicas) com ênfase na Prática Docente.

Acolhimento Pedagógico (Odontologia) amplia e compartilha ações educacionais do Educando (Aprendiz)  com Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC) e Corpo Educador (Docentes) tendo como alvo e foco (Alvo EducacionalProposta Político Pedagógica.

Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO et al (1999) que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas.

ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica [1,2,3,4].

Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico com destaque para a metodologia com ações em atividades ativas despertando e provoca a motivação: “buscar o conhecimento” [WATANABE e PARDINI, 2017] estimulando ações criativas conduzindo a reflexão crítica na aprendizagem conduzida pelo Ensino Baseado em Problemas (PBLProblem-Based Learning ou Project-Based Learning).


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , 15(42): 259-268, Aug. 2001 [PDF]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. WATANABE,P.C; PARDINI, L.C. Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM). Revista de Graduação USP, 2(3): 63-74, 2017. [LINK].


Recebido: 2/12/2018 – Parecerista: 20/12/2018 – Reformulado: 23/12/2018 – Publicado: 2/1/2019 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia