03 Abordagem Articular (Cirurgião-Dentista): Atividades Acadêmicas – Formação Profissional
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
◊ Miguel Alfredo Isper – E-mail – Currículo Lattes
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ISPER, M.A. Abordagem Articular (Cirurgião-Dentista): Atividades Acadêmicas – Formação Profissional. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 3, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.
Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador [1,2,3,4]. Abordagem Articular amplia as: Atividades Acadêmicas com atualização na Formação Profissional (Cirurgião – Dentista).
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere).Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional na área da Saúde (Odontologia) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro) disponiblizada online .
◊ Pesquisador Voluntário do LACIRO (CNPq – Diretório de Grupo)
Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011- Reformulado 3/1/2011 – Publicado 3/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia