Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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03 Abordagem Articular (Cirurgião-Dentista): Atividades Acadêmicas – Formação Profissional

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Miguel Alfredo Isper E-mail  Currículo Lattes



página 3

ISPER, M.A. Abordagem Articular (Cirurgião-Dentista): Atividades Acadêmicas – Formação Profissional. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 3, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador [1,2,3,4]. Abordagem Articular amplia as: Atividades Acadêmicas com atualização na Formação Profissional (Cirurgião – Dentista).

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere).Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional na área da Saúde (Odontologia) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro) disponiblizada online .


REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1996, p: 27833. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081. 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. MESTRINER, S.F.; PARDINI, L.C.; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12-year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J. Appl. Oral Sci. 14(3):167-171.2006. [LINK].
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]..


Pesquisador Voluntário do LACIRO (CNPq – Diretório de Grupo)


Recebido  2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011- Reformulado 3/1/2011 – Publicado  3/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia