Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação Faculdade de Odontologia de Ribeirão de Preto Universidade de São Paulo
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06 Abordagem Articular (Odontologia): Dentística Restauradora (Saúde e Estética)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual A


Fernando Mandarino  E-mail Currículo Lattes



página 6

MANDARINO, F. Abordagem Articular (Odontologia): Dentística Restauradora (Saúde e Estética). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 6, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.


Arte de Educar é contínua na Inclusão Educacional: Ensinar (1º. Momento). Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire [1,2,3]. Abordagem Articular amplia as: Atividades Acadêmicas com atualização na Formação Profissional (Cirurgião – Dentista).

Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere).Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de OdontologiaCFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [4].

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions)..


REFERÊNCIAS
1. CAMACHO, G.B.; VINHA, D.; NONAKA, T. ; NOBRE, M.C.; PARDINI, L. C.  Emprego do Exame Radiográfico na Verificação da Adaptação de Próteses Fixas: uma Análise Clínica. Expressa Extensão (UFPel), Pelotas,  4(2): 53-58, 1999.
2. CÊNTOLA, A.L.B.; SILVA, M. F.; UETANABARA, R.; ROPERTO, R.C.; MANDARINO, F.; RIOS, M.A.; PARDINI, L.C. Avaliação da radiopacidade de diferentes resinas compostas universais e compactáveis. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia, 6(1): 01-07, 2006.
3. CAMACHO, G.B.; VINHA, D.; PANZER,H ; NONAKA, T ; GONÇALVES, M. Surface Roughness of a dental ceramic after polishing with differents vehicles and diamond pastes. Brazilian Dental Journal, v. 17, p. 191-194, 2006. [LINK].
4. SILVA, M.F.; UETANABARO, R.; PARDINI, L.C.; MANDARINO, F.; CENTOLA, A.L.B.; RIOS, M.A.. Influência da kVp de aparelho de raios X na radiopacidade de diferentes resinas compostas. Revista do Instituto de Ciências da Saúde (UNIP), São Paulo – UNIP, 22(3): 219-222, 2004.
5. UETANABARO, R.; SILVA, M. F.; MAZZETTO, M.O.; MANDARINO, F. ; PARDINI,L.C. Radiopacidade de resinas compostas.. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro,  63(1-2):56-60, 2006.


Recebido 2/1/2011 – Parecerista 2/1/2011 – Reformulado 5/1/2011 – Publicado 6/1/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia