04 Abordagem Articular (Odontologia): Atividades Humanista e Formadora do Educando
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Dionísio Vinha – E-mail – Currículo Lattes
página 4
VINHA, D. Abordagem Articular (Odontologia): Atividades Humanista e Formadora do Educando. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 4, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular em Odontologia (Área da Saúde) contribui para Atividades Formadoras do Educando.
As Atividades Formadoras do Educando é contínua na Inclusão Educacional ampliando a formação científica com atualização na Formação Profissional (Cirurgião – Dentista).
CAMACHO et al (1999 e 2006) ampliaram os conhecimentos destacando em trabalhos de pesquisa [1,2] atualizando a Formação Profissional (Cirurgião – Dentista).
Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere).Arte de Educar (Atividade de Primeiro Encontro) incentiva (Aprendizagem Significativa) e conduz o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia), obedecendo as orientações do Conselho Federal de Odontologia – CFO). Educar (Qualidade do Ensino) promove as descobertas educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) e incentiva a colaboração (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduzem para Educação Transformadora.
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“)..
Recebido 4/1/2011 Parecerista 4/1/2011 Reformulado 4/1/2011 Publicado 4/1/2011 Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia